quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

COMO A GEADA OCORRE ?

A geada do ponto de vista meteorológico ocorre quando a temperatura atinge 0ºC sobre as superfícies expostas. Após o congelamento do orvalho e com a continuação da queda da temperatura, o vapor d'água do ar em contato com a superfície fria passa diretamente para o estado sólido, se depositando sobre as superfícies e conferindo um aspecto esbranquiçado sobre a paisagem. Para a agricultura, o conceito de geada está relacionado com danos. Para o café, temperaturas nas folhas entre -3ºC e -4ºC matam os tecidos. No tronco, pode ocorrer a morte a partir de -2ºC.

Como a geada ocorre?

A geada ocorre devido à queda de temperatura abaixo do nível de dano da cultura. No Paraná, sempre está associada com a passagem de massas polares de grande intensidade, que se deslocam preferencialmente de Sudoeste para Nordeste. Quando há queda intensa de temperatura provocada pela massa de ar polar, em ausência de nuvens e baixa umidade do ar, o resfriamento noturno é intenso, podendo atingir o nível de dano de muitas espécies vegetais.

Geada branca e Geada negra

Estes tipos de geada são denominados em função da aparência. A geada branca é a típica geada de radiação, com deposição de gelo sobre as plantas, o que confere uma coloração branca sobre a vegetação. Muitas vezes a geada branca não provoca danos para culturas mais tolerantes, pois embora a água congele a 0ºC, a temperatura letal pode estar bem abaixo deste valor.

A geada negra típica ocorre quando o ar está muito seco e a planta morre antes que ocorra formação e congelamento do orvalho. Nas condições brasileiras normalmente se conhece como Geada Negra os danos de ventos frios que desidratam os tecidos expostos. Por isso também se chama a geada negra de
geada de vento.

Geada de canela

Em noites estáveis, com o resfriamento intenso devido à perda de calor para o espaço, o ar frio, por ser mais denso, acumula-se próximo à superfície, formando um gradiente, denominado de inversão térmica, por ser justamente a condição contrária do que ocorre durante o dia. Assim, a temperatura mínima próximo à superfície pode atingir valores negativos, enquanto próximo à copa dos cafeeiros os valores podem ser 3 a 4ºC mais elevados. Quando a temperatura junto ao tronco cai abaixo de -2ºC ocorrem danos aos tecidos externos que podem levar a planta à morte. Este dano é denominado de “geada de canela” ou “canela de geada”.

Fonte: www.agroredenoticias.com.br

Geada

Conceito

Geada é um fenômeno que ocorre em boa parte do mundo, mas tem diferentes conseqüências. Algumas regiões sofrem sérios danos na agricultura, como por exemplo o sul do Brasil, Uruguai, centro-norte da Argentina, sudeste dos Estados Unidos, algumas regiões da Austrália e sudeste da China, entre outros. As culturas de climas tropicais e subtropicais são as mais afetadas, como por exemplo o café e a laranja, que tem pouca resistência a baixa temperatura.

Definição

Geada é o congelamento do orvalho na superfície e pode atingir diferentes intensidades. Para ocorrer este congelamento não é necessário que a temperatura no ar esteja igual ou menor que 0°C. Isto porque na superfície a temperatura pode ser até 5°C menor que no ar, dependendo da perda radioativa que a superfície perde. A temperatura na superfície é chamada de temperatura na relva. Então com temperaturas de até +5°C pode-se ocorrer geadas. Quando se forma apenas um camada de gelo na superfície chama-se de geada branca e quando a seiva das plantas congela chama-se de geada negra. Este ultimo tipo, é a mais devastadora para as plantações, mas só ocorrem em cidades bem frias e no Brasil afeta apenas as cidades serranas do sul. A geada negra muitas vezes se forma devido ao vento muito gelado congelar as plantas e muitas vezes nem se forma gelo na superfície em função de ocorrer durante qualquer hora do dia quando o ar esta mais seco. A geada branca atinge diferentes intensidades. Geada fraca é quando a temperatura do ar esta entre +3°C e +5°C, mais ou menos. Moderada é quando a temperatura do ar esta entre +1°C e +3°C, mais ou menos e geada forte é quando a temperatura do ar esta menor ou igual a 0°C. As geadas fortes são as geadas negras. Porém já foram registradas geadas com temperaturas de +6°C, pois a temperatura na relva ficou até 7°C menor que no ar. Isto porque dependendo das condições de umidade relativa do ar a perda de temperatura na superfície é muito maior.

Indícios de geada no Brasil

As regiões afetadas pela geada é toda a região sul, parte de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Mato Grosso do sul com raros registros em outras localidades. As geadas no Brasil ocorrem pela inclusão de massas de ar polar e a ocorrência do fenômeno depende da intensidade da massa de ar e da época do ano, sendo estas duas diferentes nas regiões do Brasil com maior ou menor probabilidade de geada. As condições para que ocorra a geada são as seguintes e é fácil prever se vai ou não ter geada no dia anterior. Para acontecer o fenômeno é preciso céu limpo sem nuvens e temperatura mais baixa. E para ver isso é fácil, pois em dias de geada durante o dia o céu fica totalmente claro e muito azul e a temperatura, mesmo com o sol, fica amena e sente-se um vento mais frio. Mas é com a chegada da noite que a ocorrência de geada pode ser confirmada. Caso o céu esteja bastante estrelado e a temperatura caia rapidamente ai é muito provável que tenha geada. Mas a temperatura precisa estar baixa. Isto ocorre, pois com a falta de nebulosidade, a perda de calor da superfície para a atmosfera é muito grande. Há uma forte perda radioativa. Nestes dias a temperatura tende a cair 1°C por hora. Então, caso note que as 18:00 horas a temperatura esta 15°C, até as 06:00 horas da manhã ela deve cair a aproximadamente 5°C, tendo assim uma geada fraca. As geadas moderadas costumam ter temperaturas abaixo de 12°C as 18:00 horas e as fortes tem temperaturas inferiores as 10°C as 18:00 horas e inferior a 5°C as 24:00 horas. Mas apenas observar a temperatura do ar não é seguro, pois as vezes apesar de cair a temperatura, na relva não tem a mesma queda. Colocando-se um termômetro simples a 10 cm do solo é possível avaliar a temperatura na relva e colocando-se o termômetro de hora em hora da para ter um prognostico de qual intensidade ou se vai ocorrer geada. As regiões mais frias e que tem maior ocorrência do fenômeno já pode ocorrer o fenômeno desde o inicio da madrugada, pois as veses a temperaturas as 24:00 esta igual ou menor que 0°C. Nas cidades serranas da região sul, durante o inverno, não é difícil ocorrer a formação da geada já no final da tarde, já que mesmo durante a tarde as temperaturas se mantém bem baixas e com o pôr do sol elas chegam facilmente a valores de 5°C, antes mesmo de a noite chegar. Muitas vezes durante o dia, as áreas abrigadas do sol mantém a camada de gelo. E é também estas cidades serranas do sul as unicas do Brasil a registrar a geada negra que ocorre a qualquer hora do dia.

Freqüência de Geadas no Brasil

Freqüência de Geadas no Brasil

Regiões com alta freqüência

Estas regiões que tem grande freqüência de geadas costumam registrar mais de 20 geadas por ano, sendo que em algumas localidades registra-se mais de 40 geadas. Porém esta área não é muito grande, abrangendo o nordeste do Rio Grande do Sul, planalto sul catarinense, meio oeste de Santa Catarina e o sul do Paraná. Esta regiões são áreas de serra com as menores temperaturas do Brasil e registros de mínimas inferior a 0°C. Há também uma média de ocorrências de neve. As temperaturas, nos dias mais frios, costumam chegar a -6°C, porém é possível ficar perto dos -10°C. O normal da ocorrência é desde abril até novembro.

Regiões com freqüência média

Estas regiões, são as quais as geadas ocorrem todo ano e tem freqüência superior a, pelo menos, 5 geadas por ano. Estas são as regiões que abrangem, todo o Rio Grande do sul, exceto a faixa leste e litorânea, todo o estado de Santa Catarina, exceto o litoral, todo o Paraná, exceto a faixa norte e o litoral e a serra da Mantiqueira no extremo norte-nordeste de São Paulo e o sul de Minas Gerais. As geadas são registradas desde o mês de maio até setembro. As temperaturas podem chegar a -1°C, nas áreas mais frias, porém em casos muito frios, chegam a até -4°C.

Regiões com freqüência baixa

Esta regiões não chegam a registrar mais de 5 geadas por ano, exceto em alguns anos de ocorrências anormais. Estas regiões são, todo o litoral da região sul, a faixa leste do Rio Grande do Sul, norte do Paraná, o sul e oeste de Mato Grosso do Sul e o centro, oeste e sul paulista. As temperaturas mínimas não ficam menor que 2°C, por isso não ocorre geadas forte, ou negras. Porém em casos isolados em raros anos a temperatura chegou a 0°C. Geadas podem ocorrer em, junho, julho e/ou agosto. Dificilmente registra-se nos 3 meses. É mais comum em julho, com raras ocorrências em agosto. Apenas na faixa leste do Rio Grande do Sul a geada é mais provável em qualquer um dos 3 meses e é possível ocorrer em maio e setembro. Mesmo tendo esta maior probabilidade, a faixa leste do RS não registra mais de 5 geadas/ano com freqüência.

Regiões de registros ocasionais

Algumas regiões não é comum ocorrer geadas porém o fenômeno pode ocorrer em casos esporádicos. Isto acontece no sul e leste de Goiás, leste de São Paulo, centro do Mato Grosso do Sul e triangulo mineiro. Geralmente ocorre em função de massas de ar polar muito fortes.

Geada
Geada em Passo Fundo, RS

Prevenção de danos para agricultura

Apesar de difícil, há como prevenir grandes perdas para agricultura. Primeiramente aconselha-se consultar institutos e centros de pesquisa governamentais, onde abaixo tem uma lista. Aqui mostramos pequenas coisas para fazer que ajudam. Para hortaliças aconselha-se cobri-las com um plástico formando uma estufa. Para as mudas de plantações, ao final da tarde, enterra-las na terra ou envolve-las com plástico ou papelão. Nas grande plantações, como a de café por exemplo é mais difícil de salvar, mas consultando um instituto especializado, existe formas de ajudar modificando a forma de plantação.

Fonte: www.climabrasileiro.hpg.ig.com.br

Nenhum comentário: