segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A RECICLAGEM DÁ DINHEIRO ?



A reciclagem/coleta seletiva pode dar dinheiro, sob um ponto de vista mais amplo, pois o material que estava indo primeiramente para o lixo pode passar a ser vendido, gerando algum recurso, mesmo que seja baixo. Entretanto, não é aconselhável que um condomínio, escola ou outro tipo de grupo comece um trabalho de implantação da coleta seletiva com o único intuito de gerar dinheiro. Isso porque o valor de comercialização do material reciclável, em geral é muito baixo.

É possível gerar renda, mas se a coleta for encarada como um negócio, com planejamento, estudo de receitas e despesas, etc. Esse planejamento demanda esforço e o recolhimento de uma quantidade considerável de materiais, para que o volume compense o baixo valor unitário do quilo dos materiais. Para informações mais detalhadas, consulte o GEA (Tel. (11) 3058-1088).

Quem pode reciclar?

A atividade de reciclagem é habitualmente industrial, pois trata-se de transformar um material já usado em outro artigo novo, que vai voltar a ser consumido. O que as pessoas costumam chamar de reciclagem é, na verdade, a coleta seletiva, que se trata da separação dos materiais recicláveis, de maneira que eles possam ser (AÍ SIM!) enviados para reciclagem.

Entretanto, algumas atividades de reciclagem são possíveis em pequena escala, como por exemplo numa oficina de papel reciclado artesanal , produtos artesanais feitos com sucata e algumas pessoas que estão fazendo vassouras com garrafas PET.

Qual o preço de venda dos materiais?

Consulte o site do CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem (www.cempre.org.br), pois eles trazem esses valores sempre atualizados.


Juntei bastante material, quem vem buscar?

Nas cidades onde há coleta seletiva, é só ligar para a Prefeitura e descobrir se há coleta em sua rua (quais são os dias, horários, etc.); e se o caminhão não passar em seu bairro, verificar onde há postos de coleta, para onde você pode encaminhar seu material.

Nas cidades onde não há coleta seletiva (infelizmente, a maioria), é preciso um pouco mais de trabalho, pesquisando sucateiros ou entidades beneficentes que estejam interessados em retirar seu material, ou levando até um local de coleta. O GEA pode ajudá-lo a encontrar um local adequado.
De qualquer maneira, NUNCA comece seu programa de coleta seletiva pela atividade de juntar materiais recicláveis. É preciso, em PRIMEIRO LUGAR, saber como vai ser escoado o material, para evitar ter de jogar tudo no lixo, por falta de planejamento.

Tempo de decomposição dos materiais
(esses valores são apenas referenciais, pois o tempo de decomposição está diretamente relacionado ao volume do material e as condições em que ele está disposto no solo)

;

;



Produtos feitos com sucata ou materiais recicláveis

Você sabia que há muitos produtos feitos a partir da sucata, ou dos materiais recicláveis? Há algumas oficinas de papel reciclado que estão dando trabalho a muita gente, desde adolescentes de rua até deficientes físicos. Além disso, há produtos industriais, cuja matéria-prima são resíduos de plástico ou papel. Vejamos alguns exemplos:

PAPEL RECICLADO

Existe o papel reciclado artesanal (feito folha a folha, à mão) e o papel industrial. Os produtos feitos artesanalmente são muitas vezes pequenas obras de arte, em que o artista usa sua imaginação e os restos de papel usado para criar pastas, capas, porta-retratos, mostradores de relógio e uma infinidade de objetos. Clique no ícone abaixo para copiar a lista de artigos em papel reciclado para seu computador:

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LISTA DE RECICLADORES DE PAPEL

ARTE COM SUCATA

Alguns artistas usam sucata como matéria-prima para suas criações.

Clique no ícone abaixo para copiar a lista em formato Microsoft Word para seu computador:

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LISTA DE ARTISTAS


OUTROS PRODUTOS FEITOS COM RECICLÁVEIS

Camisetas feitas com fio de PET reciclado
ECOPET
(11) 3849-1688

Mantas, e charpes e tecidos artesanais feitos com fio de PET BAOBÁ
ECOFÁBRICAS
(11) 282-3219

Objetos de decoração feitos com diversos tipos de materiais
ESPAÇO BRASIL
(11) 3063-0965

Tapetes artesanais feitos com retalhos
ALDEIA DO FUTURO
(11) 5562-6860

Objetos de decoração e móveis feitos com embalagens longa vida
ALMACE KESSUANE
(11) 6781-6697

Bancos e lixeiras de madeira plástica
FAZENDA DA ESPERANÇA
(12) 522-2829

Jogos americanos feitos com folhas
OFICINA CAIUÁ
(11) 7869-9304

Objetos de decoração feitos com alumínio reciclado
RENO BONGON
(12) 432 - 3250

Tapetes de borracha feitos com pneus derretidos
SO CASA
(11) 280-4026

Vídeos sobre lixo: onde encontrar

Existem muitos vídeos que tratam sobre os diversos aspectos da questão do lixo. A maior parte deles pode ser obtida por empréstimo gratuito ou a um preço muito baixo. Seguem abaixo os locais onde você pode obtê-los:

Coordenadoria de Educação Ambiental (Videoteca)
Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Miguel Stefano, 3900
(11) 577-4022/5071-4811/5071-0976

Associação Brasileira de Vídeo Popular - ABVP
Rua 13 de Maio, 489
(11) 251-1220

Instituto Cultural Itaú
Avenida Paulista, 149
(11) 3268-1700

IBAMA (Videoteca)
Alameda Tietê, 637
(11) 3883-1260

Videoteca Global (arquivo de fitas da Rede Globo de Televisão)
Avenida Dr.Chucri Zaidan, 46
(11) 5509-9401

Blockbuster Vídeo ( a locação de vídeos ambientais é gratuita)
30 endereços em São Paulo
0800-17-2101 (informações)

VIDEO CULTURA (TV Cultura) - Podem ser adquiridas cópias dos programas por
cerca de R$ 15,00 cada.
Avenida Cenno Sbrighi, 378
(11) 3874-3145

Nenhum comentário: