domingo, 29 de novembro de 2009

ATITUDES QUE PODEM SALVAR O PLNETA

Atitudes Que Podem Salvar o Planeta

Por Tica Minami - é assessora de comunicação do Greenpeace Brasil, organização internacional sem fins lucrativos, que luta pela preservação do meio ambiente. Saiba mais sobre o Greenpeace: 0800-112510 ou através do site www.greenpeace.org.br

Greenpeace
Chegada do Greenpeace ao Rio de Janeiro: pedido de basta à poluição em 2001.

O início de um novo ano sempre traz consigo a esperança e o desejo de provocar mudanças. Cada vez mais, sentimos necessidade de mudar a maneira como tratamos o planeta, os outros e nós mesmos. O trabalho de transformar a realidade e reinventar um futuro limpo e seguro é de todos nós.

Há 30 anos, o Greenpeace se utiliza do pacifismo ativo e da confrontação criativa para expor e encontrar soluções para os problemas ambientais do planeta. O objetivo é denunciar os responsáveis pela degradação da qualidade de vida atual e das gerações futuras, além de fomentar a paz.

Você pode fazer a diferença! Confira abaixo uma lista de atitudes práticas que pode tomar para proteger o meio ambiente. O planeta agradece!

Cuide da Terra – Todos os dias, fazemos centenas de escolhas que causam impacto no meio ambiente. Por isso, pense cuidadosamente sobre o que você faz, os produtos que usa e o lixo que produz. Antes de fazer uma escolha, pergunte-se: “Existem alternativas que não prejudicam o meio ambiente?” Esse é o primeiro passo para fazer a diferença.

Arnaldo Bento/Prensa Três
Torneiras devem ficar abertas somente quando há necessidade.

Reduza o impacto individual no meio ambiente – A melhor coisa que podemos fazer pelo planeta é usar seus recursos com critério. A raiz da atual crise ambiental está na sociedade consumista. Sempre que possível, apóie serviços e compre produtos ambientalmente corretos ou que produzam impacto ambiental mínimo, considerando a redução na geração de lixo e menor consumo de energia.

Use sua força política – Antes de votar nas próximas eleições, saiba a posição defendida pelos políticos em questões ambientais importantes. Escreva, telefone ou envie um e-mail sobre suas preocupações em relação ao meio ambiente e o que você espera que eles façam para proteger o planeta.

Consuma energia de forma eficiente – Cada escolha que você faz pode reduzir a quantidade de CO2 liberada na atmosfera e ajudar a interromper o aquecimento global. Escolha fontes de energia limpas e renováveis, como a solar e a eólica. Faz bem para o meio ambiente e também pode reduzir sua conta de energia.

Economize água – Conserte vazamentos de torneiras, banheiro ou canos de água. Lembre-se de que um pequeno vazamento pode causar um grande desperdício de água. Regue jardins e gramados apenas se necessário e, quando o fizer, molhe as plantas pela manhã ou pela tarde para reduzir a evaporação.

Roberto Jayme/Prensa Três
Educação ambiental: escolas e pais são responsáveis por fomentar valores ecológicos.

Informe-se sobre alternativas ambientalmente corretas para sua casa – Se está pensando em construir ou reformar sua casa, procure alternativas ambientalmente corretas no design e nos materiais a serem utilizados.

Dirija menos e use transporte público – Você usa o transporte público, caminha ou anda de bicicleta? Essas são boas alternativas e podem fazer uma grande diferença na quantidade de emissão de gases que provocam o aquecimento global. Se tiver de dirigir, tente dar carona sempre que possível.

Não aceite a liberação de transgênicos – Pergunte nos supermercados se os estoques de produtos contêm organismos geneticamente modificados (OGMs). Se sim, diga a eles que você não quer transgênicos no seu prato porque se preocupa com sua saúde e porque representam uma grande ameaça ao meio ambiente. Pergunte nos restaurantes se eles usam produtos transgênicos e diga a eles que você gostaria de contar com opções de pratos orgânicos ou sem transgênicos no menu.

Evite o uso de materiais tóxicos e agrotóxicos – Embora a indústria seja a principal fonte de poluição tóxica, todos nós contribuímos para a existência do problema. Leia os rótulos dos produtos antes de comprá-los e escolha os menos poluentes. Use produtos de limpeza como o vinagre, menos agressivo do que os produtos químicos, e sabão em pedra em vez de detergentes. Sempre que possível não utilize agrotóxicos. Procure não usar secadoras e aerossol. Prefira tintas à base de água a tintas com solventes; nunca use tintas tóxicas. Evite armazenar alimentos em plásticos.

Quando você tiver de usar plástico, tenha certeza de que ele não contém PVC – Todo o ciclo de vida de produtos à base de PVC (policloreto de vinila) polui o meio ambiente e a sua casa. Alguns produtos que incluem PVC: armações de janelas e outros materiais de construção, pisos, revestimentos, chuveiros, cortinas e alguns brinquedos para crianças.

Não jogue lixo doméstico perigoso no meio ambiente – Tintas, tíner, agrotóxicos e fluidos para carros nunca devem ser jogados em latas de lixo ou no esgoto. Informe-se sobre a melhor maneira de jogar fora esses materiais e evite usá-los sempre que possível.

Cultive plantas nativas – Se você possui um jardim, cultive plantas nativas ameaçadas em sua região. Dê preferência a espécies que necessitam de menor irrigação e, conseqüentemente, menos energia. Prefira flores, árvores, coberturas vegetais rasteiras e verduras em vez de grama. Proteja e estimule a diversidade.

Ensine seus filhos a preservar o meio ambiente e apóie iniciativas de educação ambiental nas escolas e em sua comunidade – As gerações futuras terão de tratar de grandes questões ambientais, como o aquecimento global, perda da biodiversidade, disposição final do lixo (incluindo resíduos tóxicos e nucleares) e impactos potenciais de organismos transgênicos. Assegure que elas estejam prontas para entender e se envolver com a proteção do meio ambiente, através de iniciativas e programas escolares.

Seja positivo – Há sérias ameaças ao nosso meio ambiente e ao futuro da vida no planeta. Mas também há soluções. Seja positivo e faça a diferença!

Nenhum comentário: